sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coisas simples(mente estrondosas)

Existe coisa mais comum que o seu nome? É a primeira coisa que você aprende a escrever, é a primeira coisa que te dão, que é seu, é a primeira coisa que te identifica como ser... Ao longo da vida, você vê e escreve e confirma e assina e lê e diz e ouve e responde a e sabe-se se lá o que mais você faz com seu nome centenas de milhares de vezes. Vai sendo criada aos poucos uma relação entre nome e nomeado, uma música ou um livro ou um personagem, ou qualquer outra coisa que compartilhe do seu nome dá uma estranha sensação de correspondência e simpatia. Porque não importa se outras muitas pessoas compartilham seu nome (já que são poucos os casos de exclusividade), aquele é seu nome...

Mas, então, de repente, você vê seu nome escrito em uma lista. Aquela lista que não tem nada demais: ordem alfabética, tinta preta no papel branco, letra tão minúscula quanto possível e nomes e números (que, sinceramente, não parecem refletir seu esforço e dedicação). Ver seu nome fazendo par com os quase outros onze mil, entretanto, é algo incrível e supreendente. Ali, existem quase onze mil histórias que mal pode imaginar, mas é a sua que se passa rapidamente na sua mente e agora tanto faz. Acabou. Você conseguiu.

Essa é a sensação mais incrível e extraordinária e maravilhosa e... Não, não sei descrever.
É uma lista, é seu nome. Não parece nada demais, mas contém toda a felicidade que você consegue sentir. Tão simples e bobo e tão... Único.



L. Puglia começou esse texto enquanto ainda parecida um macaco retardado pulando no ponto de ônibus e terminou quando já estava espiritualmente sóbria (mesmo que ainda esteja espantosamente feliz). Deseja PARABÉNS! aos que compartilharam essa sensação e muita força aos que sentirão isso ano que vem, tenho certeza.

2 comentários:

j. e. ferreira disse...

Meus parabéns pelo nome na lista! Desejo-lhe, sinceramente, boa sorte na sua vida acadêmica!
P.S.: Às vezes, a nossa identificação com aquilo que nos nomeia pode nos cansar terrivelmente. Ainda bem que se pode optar em se tornar um heterônimo.

Yara Lopes disse...

Parabéns pelo seu nome na lista.
Acho que quando vi o meu numa dessas listas me senti mais feliz do que achei que seria possível. É de fato incrível. Muita sorte e sucesso, você merece