quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma história de 2010

Não sabia quanto tempo estava naquela trincheira, haviam lhe dito que estava ali a um ano. Duvidava. Parecera, no mínimo, três ou quatro naquela situação infernal. Se fosse mesmo só um ano, há meses lhe diziam que estava no fim. Até que o tal fim chegou...

ACABOU!, ele ouviu o grito de algum lugar distante.

Então ele percebeu quão grave era aquela informação: acabara. Mas... Acabara? E quem vencera? Ele e seus muitos ferimentos ou o inimigo? Era a diferença entre dormir em paz ou só sofrer mais. Apertou os olhos e tentou rezar, mas já não sabia. Tentou pensar em coisas boas, mas não pareciam nada além de sonhos distantes. Tentou pensar nas pessoas que amava e que o amavam, mas já não tinha certeza que elas ainda o amavam.

Abriu os olhos pra encarar a realidade e, ao ver seus ferimentos, sentiu toda a dor que não sentira nos últimos tempos. Percebeu que não tinha forças para levantar e descobrir a verdade. E, para ser sincero consigo mesmo (e aquela não era hora de mentir), não tinha certeza se queria descobrir; de alguma forma, só queria saber do desfecho se ele fosse bom pra si.

O egoísmo fala mais alto, pensou e sorriu mentalmente. Egoísmo é sinal de degradação humana e, então, eu preciso dormir. E, assim, decidiu fechar os olhos, dormir, talvez sonhar, e acordar, mais feliz, mais humano. Quem sabe ajudasse. (Ou não. Mas tanto faz.)


Ontem, disse a uma amiga que queria escrever, ela me disse para fazê-lo. E, então, eu despejei uma série de reclamações, disse que 2010 tinha sido uma bosta e que não queria pensar nisso pra escrever. Então, hoje eu percebi que 2010 injetou veneno em mim e era hora de retirar. E essa é aquela parte tensa e nojenta dos filmes, onde sugamos o veneno e começa a cuspi-lo fora. Comecei agora. Espero que não demore tudo até expulsar tudo. Mas já deixo registrado um agradecimento à pessoa mais fofa do mundo, que me aguentou e me sustentou esse ano inteiro.

L. Puglia até que gostou do primeiro texto do ano, embora não considere que 2010 acabou até dia 19.

Um comentário:

j. e. ferreira disse...

Ainda bem que você voltou a publicar. Vez por outra dou uma olhada no blog (ainda bem que não mais como professor).
Fora isso, gostei do texto. Eu só faria uma ressalva (que é apenas um ponto d vista meu): Acredito que o egoísmo seja muito mais uma manifestação de nossa humanidade que uma degradação dela.
até mais,
j.e.